Como ser Aprovado no AdSense: Checklist para Monetizar Blog

Você está visualizando atualmente Como ser Aprovado no AdSense: Checklist para Monetizar Blog

Uma dúvida muito comum de proprietários de blogs é como ser aprovado no AdSense. Quais os requisitos do Google para ter um blog monetizado em 2023?

Se você está buscando maneiras de monetizar seu blog, uma das opções mais populares é através do Google AdSense. 

O AdSense permite que o seu blog exiba anúncios relevantes aos seus visitantes e, em troca, receba uma comissão pelos cliques ou visualizações desses anúncios. 

No entanto, para ser aprovado no AdSense, é necessário seguir algumas diretrizes de criação de conteúdo e estruturação do blog. 

Neste artigo, te mostro um checklist com 20 dicas essenciais para o seu blog ser aprovado no AdSense.

Como ser aprovado no AdSense

1. Conteúdo de qualidade

O Google valoriza a experiência do usuário e, por isso, a qualidade do conteúdo é fundamental para que o seu blog seja aprovado no AdSense.

Mas afinal, o que é um conteúdo de qualidade?

Em primeiro lugar, o conteúdo precisa ser útil, informativo, entregar de forma objetiva o que promete a palavra-chave pesquisada pelo seu visitante.

Além disso, deve ser original, bem estruturado, agradável de ler e não ter erros de gramática e ortografia.

2. Conteúdo original

O Google dá grande importância a conteúdos originais e exclusivos, por isso, não copie de outros sites.

Tenha por hábito validar a originalidade do seu texto num detector de plágio antes de publicar, porque isso vai aumentar suas chances de aprovação no AdSense. 

💡 DICA:
Gosto de usar o Plagiarism Checker para detectar plágio nos meus artigos.

O Google permite que você crie conteúdo para blog com o ChatGPT, mas você deve incorporar o seu jeito de escrever e revisar possíveis erros e redundâncias.

Utilizando bons prompts, você aumenta incrivelmente sua produtividade, além de garantir artigos originais e de qualidade.

3. Domínio próprio e de qualidade

Ter um domínio próprio, como “seublog.com.br”, é altamente recomendado para obter a aprovação do AdSense.

Evite usar domínios gratuitos, pois eles podem transmitir uma impressão de falta de profissionalismo. 

Além disso, certifique-se de que seu domínio seja de qualidade, ou seja, não esteja associado a práticas duvidosas ou spam.

4. Idade do blog

Embora não haja uma idade mínima definida para um blog ser aprovado no AdSense, é sempre bom que seu blog tenha uma média de 6 meses de conteúdo consistente antes de solicitar a aprovação. 

Isso mostra que seu blog não é apenas temporário e que você está comprometido com a criação de conteúdo de longo prazo.

5. Layout estruturado e responsivo

Seu blog deve ter um tema clean, organizado e fácil de navegar, para que o seu visitante encontre de forma fácil e rápida o conteúdo que precisa.

Um bom design facilita a experiência do usuário, porque deixa as informações mais importantes visíveis e intuitivas em todas as páginas. 

É também fundamental ser um blog responsivo, ou seja, que se adapte a diferentes dispositivos, como smartphones e tablets.

6. Menu de navegação

Tenha um menu de navegação no topo do seu seu blog, visível em todos os posts e páginas, para que o visitante encontre facilmente o conteúdo que está procurando.

O AdSense considera importante que o blog tenha um menu com as principais páginas e categorias do blog.

Inclua no rodapé um menu secundário com a mesma estrutura do menu principal, além das páginas Política de Privacidade e Termos de Uso.

7. Técnicas de SEO OnPage

SEO OnPage - Como ser aprovado no AdSense

Utilize técnicas de SEO OnPage, ou seja, otimizações feitas dentro do seu artigo para melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google. 

Confira alguns itens essenciais para você ficar atento.

Palavra-chave relevante

Saber escolher uma boa palavra-chave e usá-la de forma otimizada é a chave de um bom SEO OnPage.

Pesquise por palavras-chave com boa quantidade de buscas e com pouca concorrência, antes de escrever seu post.

💡 DICA:
Para fazer essa pesquisa você pode utilizar, por exemplo, ferramentas como: Ubersuggest ou Semrush.

Importante sempre incluir a palavra-chave:

  • na URL – não inclua números, acentos, cedilha ou espaços
  • no título – não ultrapassar 60 caracteres
  • na descrição – respeite o limite de 135 caracteres
  • no primeiro parágrafo – incluir de forma natural e colocar em negrito
  • em todo o artigo – inclua na proporção de 1% em relação ao total de palavras, mas sempre de forma natural.

Artigos bem estruturados

Crie sempre conteúdos com hierarquia de títulos e subtítulos correta: H1 para o título do artigo, H2 para os subtítulos, H3 para subsubtítulos e assim por diante.

Além de facilitar a leitura e entendimento do texto, artigos bem estruturados são favorecidos pelos algoritmos no ranking dos buscadores.

Links internos e de saída

Usar links internos e de saída nos seus artigos mostra ao Google AdSense que você faz um trabalho profissional e certamente quer ajudar o usuário a encontrar o máximo de informações relevantes sobre o assunto.

Links internos são links para outros artigos do seu blog, que complementam o conteúdo atual, e links de saída fazem este mesmo papel, porém para conteúdos externos ao seu.

Ao aplicar essas técnicas, você aumentará suas chances de ser encontrado pelos motores de busca e, assim, atrair mais tráfego orgânico para o seu blog.

Como veremos mais adiante, o tráfego é um dos requisitos de aprovação no AdSense.

8. Otimização de imagens

Otimizar as imagens antes de publicar é extremamente importante para potencializar o desempenho do seu artigo.

Isso ajuda tanto no quesito velocidade de carregamento, quanto num melhor posicionamento nos resultados de busca.

Entre as principais práticas de otimização de imagens recomendo:

  • Reduzir o tamanho do arquivo sem comprometer sua qualidade visual
  • Usar a palavra-chave no nome da imagem de destaque 
  • Descrever a imagem no nome das imagens secundárias 
  • Não usar acentos, cedilhas, maiúsculas ou espaços no nome das imagens. Separe as palavras com traços
  • Incluir texto alternativo (alt text) descritivo e relevante na hora de publicar.

9. Tempo de carregamento

Um blog que carrega rapidamente é importante, tanto para a experiência do usuário quanto para a aprovação do AdSense. 

💡 DICA:
Verifique o tempo de carregamento do seu blog no site Page Speed Insights, que é recomendado pelo próprio Google.

Certifique-se de que seu blog seja otimizado para um carregamento rápido, o que inclui o uso de um serviço de hospedagem confiável, a compressão de arquivos CSS e JavaScript e a redução do tamanho das imagens.

10. Quantidade mínima de artigos

Embora não haja um número exato de artigos exigidos pelo AdSense, o ideal é enviar o blog para aprovação com no mínimo 30 artigos.

Não publique, por exemplo, 30 artigos de uma vez, pois o algoritmo do Google é inteligente e vai saber que você está querendo dar uma de “esperto”.

Distribua as publicações com no máximo 2 artigos por dia. Você pode agendar as publicações caso já tenha os conteúdos prontos.

Mantenha uma disciplina de 3 a 5 artigos por semana durante o período de aprovação.

11. Quantidade mínima de categorias

Organize os principais assuntos do seu blog em categorias, para ser visto com bons olhos pelo Google. 

Na hora de enviar seu blog para ser aprovado no AdSense tenha no mínimo 5 categorias relevantes e bem definidas que facilitem a navegação do usuário.

Além disso, distribua os artigos por essas categorias de tal forma a ter pelo menos 6 artigos em cada uma delas.

12. Páginas obrigatórias

Certas páginas são consideradas obrigatórias para a aprovação do AdSense, então certifique-se de ter as seguintes páginas no seu blog:

Política de privacidade

É uma página que informa aos usuários sobre as práticas de privacidade do seu blog, ou seja, uso de cookies, coleta de dados e divulgação de informações.

Termos de uso

Essa é uma página que estabelece os termos e condições de uso do seu blog, ou seja, direitos autorais, responsabilidades e outras informações relevantes.

💡 DICA:
Crie os textos de Política de privacidade e Termos de uso gratuitamente no site PoliticaPrivacidade.

Sobre

Todo blog deve ter uma página Sobre, isto é, uma página que apresente o propósito do seu blog e por que você teve a ideia de criar. 

Inclua também informações sobre a sua experiência, especialização e qualquer outras informações relevantes.

Contato

A página Contato permite que seus visitantes entrem em contato com você, então o Google entende que o seu blog é autêntico e abre esse espaço de comunicação com o seu leitor.

Inclua um formulário de contato, assim como seu endereço de e-mail, whatsapp e redes sociais.

13. Aviso de cookies

O aviso de cookies é uma notificação que surge em geral na parte inferior da página, quando uma pessoa visita seu blog pela primeira vez.

Esse aviso serve para informar aos visitantes que o seu site utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário.

Essa notificação é obrigatória em todos os blogs e sites, para ficar de acordo com a lei de proteção de dados (lei GDPR).

💡 DICA
Veja aqui como colocar aviso de cookies no seu blog através de código pronto.

14. Conteúdos permitidos pelo AdSense

Siga corretamente as diretrizes de conteúdo do Google AdSense, antes e depois da aprovação.

Conteúdos relacionados a pornografia, violência, discriminação, atividades ilegais, entre outros, são proibidos pelo Google, então não use. 

Além de não conseguir a aprovação no AdSense, incluir esses tipos de conteúdos só depois de aprovado, poderá bloquear seus anúncios ou mesmo suspender sua conta.

💡 DICA
Leia Políticas para editores do Google e Políticas do Google AdSense: guia de iniciantes

15. Informações do redator

Inclua o nome e detalhes do redator do blog no final de todos os artigos, assim como em outras seções específicas do blog, como na página Sobre ou na sidebar.

Colocar essas informações no blog promove transparência, credibilidade e interação, além de valorizar o trabalho do autor.

Além disso, o Google AdSense vai adorar saber que o seu blog é transparente com seus leitores.

16. Verificar se existem links quebrados

Antes de solicitar a aprovação do AdSense, verifique se não há links quebrados no seu blog.

Links que levam a páginas inexistentes ou apresentam erros podem prejudicar a experiência do usuário, assim como afetar a aprovação do AdSense.

Esses links com erro podem estar onde você menos imagina: no rodapé, num ícone na sidebar, dentro de um post mais antigo, no menu de navegação etc.

💡 DICA
Verifique se o seu blog tem links quebrados no site Online Broken Link Checker.

17. Páginas indexadas no Search Console

Vincule o seu blog ao Google Search Console para poder indexar de forma rápida os seus posts.

Um artigo indexado significa que já está na lista do Google e, assim, apto a ser exibido nos resultados de pesquisa

No Search Console você consegue incluir o sitemap do seu blog para que novos artigos sejam indexados quase que automaticamente após a publicação.

18. Tráfego orgânico

Há casos de blogs que têm poucos acessos e são aprovados no AdSense, mas há um consenso entre publishers de que ter tráfego orgânico faz toda a diferença na aprovação.

E isso faz todo o sentido! Por que o Google toparia ser parceiro de um blog que não tem visitas, que não tem público para quem exibir os anúncios?

Então, na dúvida, trabalhe em estratégias de SEO e marketing digital para aumentar o tráfego orgânico e melhorar suas chances de aprovação.

Evite utilizar ferramentas que geram falsas visualizações, como robôs, pop-ups ou “troca de favores” com outros blogs, uma vez que essas práticas violam as regras do programa.

19. Sitemap

Um sitemap é um arquivo XML que lista todas as páginas do seu blog, ou seja, isso ajuda os mecanismos de busca a entender e indexar seu conteúdo de forma mais eficiente. 

Verifique se o seu blog já tem um sitemap.

No WordPress você consegue gerar sitemap com o plugin Yoast SEO, enquanto que no Blogger, o sitemap é gerado automaticamente.

Com o sitemap criado, não esqueça de incluir no Google Search Console, para que as indexações dos artigos e páginas fiquem automáticas.

20. Robots.txt

O arquivo robots.txt informa aos mecanismos de busca quais páginas do seu blog devem ser rastreadas e quais devem ser ignoradas. 

Então, verifique se você não está bloqueando acidentalmente o acesso ao AdSense ou a páginas importantes do seu blog por meio do arquivo robots.txt.

Para fazer essa verificação acesse a URL “seublog.com.br/robots.txt”.

Conclusão – Como ser aprovado no AdSense

Faça um checklist no seu blog com estas 20 dicas de como ser aprovado no AdSense e comece a monetizar através de anúncios exibidos no seus conteúdos.

O processo de aprovação pode levar semanas, então seja paciente e continue trabalhando na criação de novos conteúdos e na otimização do seu blog.

Com o tempo, você poderá colher os benefícios da monetização do AdSense e certamente transformar seu blog em uma fonte de renda.

Esse artigo te ajudou? Tem algum ítem que você gostaria de sugerir para acrescentar? Deixa nos comentários, que terei o maior prazer de responder.

Um forte abraço e até breve 🙂

Renato Faria

Empreendedor Digital, Designer Gráfico e Publisher. Carioca, criador da agência Interage Design e do blog Negócio Digital Produtivo. Apaixonado por empreender e criar oportunidades.

Este post tem 6 comentários

  1. Daniela Haddad

    Fala Renato! Cara, poxa eu não tenho nem palavras para descrever o quanto eu admiro seu trabalho e o quanto eu aprecio sua forma de escrever e organizar os artigos! Que conteúdo útil e fantástico! Desde a primeira vez que vi seu blog, gostei muito e hoje novamente vim, pois recebi um email falando sobre o artigo, e novamente me surpreendi com a qualidade do seu texto! Muito obrigada por compartilhar um conteúdo tão relevante conosco, gratuitamente! Seu blog com toda certeza está no Adsense e merecidamente deve estar trazendo lucros. Nada mais justo, pelo trabalho que vc entrega.
    Eu tenho um blog, mas está meio abandonado. Estou terminando de montar uma loja de dropshipping e acabei usando meu tempo estudando e aplicando na loja agora, porém pretendo voltar a dar uma atenção maior ao blog em breve. Nessa área do marketing digital é tanta coisa pra fazer, que o tempo parece que fica muito curto e não dá tempo de fazer tudo que eu quero. Mas aos poucos vamos caminhando. Não pude deixar de vir aqui parabenizá-lo pelo excelente conteúdo disponibilizado por ti. Saiba que sou uma grande fã sua e do seu blog e usarei esse, como outros conteúdos para me ajudar em minha jornada. Desejo tudo de bom pra vc, e vou voltar aqui mais vezes, pq realmente vale muito a pena. Sempre saio melhor e com mais conhecimento. Continue assim, vc é top! Um abraço, Deus te abençoe! Dani

    1. Renato Faria

      Olá Daniela, gratidão pelo seu comentário!
      É muito gratificante saber que de alguma alguma forma estamos compartilhando conhecimento e ajudando outras pessoas.
      Este blog ainda não está monetizado, mas é a minha meta. Tenho outros 2 blogs já monetizados.
      Também tenho a mesma percepção que você tem sobre o tempo. Queria que o dia tivesse 48h ou que eu fosse 2 pessoas … rsrs
      O importante é a gente não desistir e colocar um tijolo por dia para construir nossos projetos.
      Mais uma vez agradeço pelo seu comentário e te desejo força, determinação e sucesso nos seus projetos 🙂

  2. Plínio Barros

    Fala Renato, incrível esse artigo, muito completo e detalhado. Tava em busca desse conteúdo e me surpreendi com seu conteúdo. Muito bom, parabéns e obrigado por compartilhar. Bora pra cima monetizar! Vlw

    1. Renato Faria

      Vlw Plínio, muito obrigado pelo comentário!
      Que bom que gostou. Depois me conta se conseguiu monetizar seu blog.
      Abraço e sucesso 🙂

  3. Jallas

    Conteúdo riquíssimo! Obrigado por dicas tão valiosas.

    1. Renato Faria

      Olá Jallas, eu que agradeço pelo seu comentário!
      Que bom que ajudou. Abraço e sucesso 🙂

Deixe um comentário