Como Ganhar Dinheiro no Pinterest: 5 Formas Comprovadas

Você está visualizando atualmente Como Ganhar Dinheiro no Pinterest: 5 Formas Comprovadas

Se você chegou neste artigo, certamente está buscando formas de como ganhar dinheiro com Pinterest.

Com 400 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo, o Pinterest é uma mistura de rede de pesquisa visual com rede social.

A plataforma permite que os usuários compartilhem entre si inspirações em formatos de imagens e vídeos, com a possibilidade de incluir links em cada criativo, que levam para conteúdos externos. 

Nesse sentido, o Pinterest é uma ferramenta poderosa para alcançar seu público-alvo, expandir seus negócios e ganhar dinheiro online.

Neste artigo, vou te mostrar 5 formas comprovadas de como ganhar dinheiro no Pinterest. Vamos lá!

1. Gestor de Pinterest

Se você sabe usar o Pinterest de forma estratégica e profissional, pode oferecer o serviço de gestor de Pinterest para empresas e profissionais liberais.

Gestor de Pinterest é um profissional que gerencia as atividades de marketing no Pinterest, faz os criativos e mantém o perfil atualizado, ou seja, utiliza seus conhecimentos para gerar resultados.

O trabalho de um gestor de Pinterest pode incluir:

  • Criar e publicar (ou agendar) pins
  • Gerenciar e otimizar a conta business
  • Reivindicar site no Pinterest
  • Criar e gerenciar pastas
  • Identificar tendências na plataforma
  • Desenvolver estratégias de marketing
  • Criar campanhas publicitárias no Pinterest Ads
  • Analisar dados e métricas 
  • Monitorar a concorrência
  • Interagir com outros usuários

Um bom gestor de Pinterest precisa ter conhecimentos de marketing digital, SEO, análise de dados e design gráfico para criar pins atraentes.

Em resumo, seu principal objetivo é aumentar a visibilidade da marca e o engajamento do público-alvo.

2. Marketing de afiliados

O marketing de afiliados é uma forma popular de ganhar dinheiro online, e o Pinterest é certamente um ótimo lugar para promover seus links de afiliados. 

Para trabalhar como afiliado você precisa:

  • Fazer cadastro em plataformas de afiliados, como Hotmart ou Eduzz
  • Se afiliar a um ou mais produtos
  • Divulgar seu link de afiliado no Pinterest
  • Ganhar comissão cada vez que sai uma venda pela sua indicação.

Para ter sucesso no Pinterest como afiliado, você precisa criar imagens atraentes e envolventes para seus PINs.

Use, por exemplo, o Canva gratuito ou PRO para criar PINs de forma rápida, editando designs semi prontos da biblioteca de criativos.

Além de usar imagens de alta qualidade e chamativas, crie descrições objetivas e envolventes para alcançar o seu público.

Você até pode incluir o seu link de afiliado nos PINs, mas não abuse, porque o Pinterest pode bloquear a sua publicação.

Em geral, a melhor estratégia para afiliados é criar conteúdos de valor e nesta página fazer uma chamada para ação de um produto que complemente o tema do seu artigo.

3. Venda infoprodutos

Se você é especialista em algum assunto, pode criar e vender infoprodutos no Pinterest, como por exemplo, eBooks ou cursos online.

O Pinterest é uma plataforma visual, o que significa que imagens de alta qualidade e descrições persuasivas são fundamentais para atrair clientes em potencial e divulgar o seu produto digital.

Crie imagens que destaquem os benefícios do produto e como ele pode resolver dores do seu público-alvo.

Além disso, é interessante testar criativos diferentes para um mesmo produto, que você pode agrupar numa pasta otimizada com as principais palavras-chave.

Destaque o que seus clientes podem aprender com seu produto e não esqueça de incluir o link da sua página de vendas ou artigo de conversão na hora da publicação.

4. Venda de produtos físicos

Venda infoprodutos

Cada vez mais grande marcas, lojistas e lojas virtuais estão utilizando o Pinterest como vitrine dos seus produtos, 

Isso está acontecendo porque o Pinterest não é somente uma plataforma de inspiração, mas também uma rede de pesquisa visual de produtos para compra.

Se você possui uma loja virtual ou trabalha com venda de produtos físicos, o Pinterest pode ser uma ótima plataforma para alavancar o seu negócio. 

Mostre então seus produtos com imagens ou vídeos atraentes e utilize gatilhos mentais para estimular que os usuários cliquem e visitem sua loja virtual.

O Pinterest recomenda imagens na vertical no tamanho 1000 x 1500 pixels ou 1080 x 1920 pixels.

Não esqueça de adicionar uma descrição com as principais características do produto e palavras-chave relevantes.

5. Blog monetizado

Existem várias maneiras de ganhar dinheiro com blog e uma delas é a monetização, através da exibição de anúncios de terceiros.

Você pode cadastrar seu blog, por exemplo, no Google Adsense, que é uma plataforma de gestão de anúncios online.

A monetização funciona assim: os anunciantes pagam para o Google e este, por sua vez, repassa uma porcentagem desse valor para os publishers, que exibem anúncios em seus blogs.

É essencial atrair visitantes para os seus artigos e garantir visualizações e cliques nos anúncios, ou seja, dinheiro no caixa.

E como já dito acima, o Pinterest é uma verdadeira máquina de tráfego orgânico para o seu blog.

Nessa estratégia, além de PINs atraentes e descrições otimizadas, é fundamental que você crie conteúdos de qualidade, porque vão agregar soluções verdadeiras para o seu avatar.

Você pode criar conteúdo para blog com o ChatGPT, mas use com moderação.

Aproveite as ferramentas de uma conta business no Pinterest, para analisar o desempenho dos seus pins, entender o comportamento do seu público e ajustar suas estratégias de marketing com pins mais eficazes.

Conclusão – como ganhar dinheiro no Pinterest

O Pinterest é um buscador visual/ rede social dinâmico, que oferece a possibilidade de levar tráfego qualificado até sua estrutura de vendas.

Os PINs, além de atrativos e clicáveis, têm vida longa dentro da plataforma, ou seja, podem garantir tráfego contínuo, mesmo através de publicações mais antigas.

As 5 maneiras comprovadas de como ganhar dinheiro com Pinterest, compartilhadas neste artigo, são apenas algumas das muitas oportunidades da plataforma.

Escolha então a opção que melhor se adapta ao seu perfil e comece a construir sua presença no Pinterest agora mesmo!

Você já utiliza alguma dessas estratégias? Gostaria de sugerir alguma outra forma de ganhar dinheiro com Pinterest? Me conte nos comentários!

Um grande abraço e até breve 🙂

Renato Faria

Empreendedor Digital, Designer Gráfico e Publisher. Carioca, criador da agência Interage Design e do blog Negócio Digital Produtivo. Apaixonado por empreender e criar oportunidades.

Deixe um comentário